Currículo

O currículo do curso tem um eixo central de disciplinas, obrigatório para todos os alunos (excetuando as obrigatórias do BC&T), que padroniza a formação dos acadêmicos da UFABC. Este eixo totaliza 124 créditos, que correspondem a 48,4% do curso.

Há um conjunto de disciplinas que podem ser selecionadas pelos estudantes, oferecendo autonomia para projetarem esta carga horária de acordo com seus interesses e aptidões. Tais disciplinas são oferecidas em dois grupos: disciplinas de opção limitada e disciplinas livres. As disciplinas de opção limitada totalizam 30 créditos da matriz curricular. As disciplinas livres objetivam a formação complementar do acadêmico, permitindo a escolha das disciplinas dentre as oferecidas nos cursos de graduação da UFABC. Elas totalizam 12 créditos da matriz curricular.

A distribuição da quantidade de créditos e da carga-horária a serem cumpridas em cada uma das categorias de disciplinas para a obtenção do grau de Bacharel em Ciência da Computação é dada na tabela abaixo.

 

CategoriaCréditosCarga horária (horas)
Disciplinas obrigatórias do BC&T901080
Disciplinas obrigatórias do BCC1241488
Disciplinas de opção limitada do BCC30360
Disciplinas livres12144
Atividades complementares do BC&T-120
TOTAL2563192

 

A tabela a seguir contém uma sugestão da matriz curricular do BCC, de acordo com o projeto pedagógico, onde você pode encontrar detalhes sobre cada disciplina. As legendas das cores encontram-se embaixo da tabela:

Legenda de cores:

Os três números entre parênteses abaixo dos nomes das disciplinas correspondem ao TPI da mesma. Na UFABC, a quantidade de créditos e de horas de trabalho associados a uma disciplina é composto pelos três dígitos T-P-I, onde:

  • T: Número de horas semanais de aulas expositivas presenciais da disciplina;
  • P: Número de horas semanais de trabalho de laboratório, aulas práticas ou de aulas de exercícios, realizadas em sala de aula;
  • I: Estimativa de horas semanais adicionais de trabalho extraclasse necessárias para o bom aproveitamento da disciplina.