Projeto de Graduação em Computação (PGC)

Coordenadora do PGC: Profa. Dra. Karla Vittori 

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


O Projeto de Graduação em Computação (PGC) – também conhecido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – é um trabalho de cunho teórico ou aplicado que se desenvolve no âmbito de três disciplinas obrigatórias: Projeto de Graduação em Computação I (PGC I), Projeto de Graduação em Computação II (PGC II) e Projeto de Graduação em Computação III (PGC III).

O PGC tem dois objetivos básicos: a) complementar e estender a formação do aluno, permitindo o seu aperfeiçoamento e aprofundamento em um determinado tema pertencente a uma das linhas de pesquisa existentes no CMCC, preparando-o assim para um Programa de Pós-Graduação ou ainda para a inovação em um ambiente corporativo; e b) avaliar o desempenho do discente tendo em vista os objetivos gerais do curso.

O PGC representa o momento em que o estudante demonstra as competências e habilidades desenvolvidas no curso em um projeto de maior complexidade, no qual ele possa aplicar de modo integrado todos os conteúdos e técnicas com as quais teve contato. O aluno deve mostrar capacidade de avaliar a tecnologia existente de maneira crítica, bem como buscar novas tecnologias de forma independente. Portanto, o PGC não pode se configurar como uma mera aplicação direta dos métodos e tecnologias abordadas no curso, mas sim uma experiência na qual o aluno deve revelar seu domínio da área de Computação e sua capacidade de buscar soluções criativas e inovadoras para problemas relevantes e não triviais.

O tema definido em PGC I deve, obrigatoriamente, ser o mesmo em PGC II e PGC III, ou seja, o tema do PGC é desenvolvido ao longo de três disciplinas (PGC I, PGC II e PGC III) de modo encadeado e incremental.

As normas do PGC encontram-se anexadas ao Projeto Pedagógico do BCC.

MATRÍCULA

O pedido de matrícula em PGC I, II e III segue um fluxo diferente das disciplinas usuais.

Os alunos interessados devem se cadastrar no site do sistema de gerenciamento de PGCs do BCC e solicitar a matrícula.

O período de solicitações de matrícula devem ser consultados no sistema de gerenciamento de PGCs.

CRITÉRIOS PARA A MATRÍCULA

A matrícula para PGC I será aprovada mediante o cumprimento dos três seguintes critérios pelo aluno:

  • ter completado pelo menos 50% dos créditos totais do Bacharelado em Ciência da Computação (BCC);
  • ter completado pelo menos 50% dos créditos de disciplinas obrigatórias do BC&T;
  • ter completado pelo menos 50% dos créditos de disciplinas obrigatórias do BCC que não são obrigatórias do BC&T.

A matrícula para PGC II ou III será aprovada mediante entrega do formulário de avaliação do PGC realizado anteriormente, assinado e com o conceito atribuído pelo orientador. O formulário deverá ser entregue pelo orientador ou pelo aluno com cópia para o seu orientador através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

PRAZOS

Os prazos relacionados aos procedimentos que devem ser realizados durante o quadrimestre devem ser consultados no sistema do PGC.