Iniciação científica

A Iniciação Científica (IC) permite introduzir os alunos de graduação na pesquisa científica, visando, fundamentalmente, colocar o aluno desde cedo em contato direto com a atividade científica e engajá-lo na pesquisa.

A pesquisa científica objetiva fundamentalmente contribuir para a evolução do conhecimento humano em todos os setores, sendo assim fundamental em universidades como a UFABC. Considerando que ensino e pesquisa são indissociáveis, a Universidade acredita que o aluno não deve passar o tempo todo em sala de aula e sim buscar o aprendizado com outras ferramentas.

A IC é uma ferramenta de apoio teórico e metodológico à realização do projeto pedagógico, sendo assim um instrumento de formação. Ela permite maior troca de informações entre aluno e professor, pois todo aluno de IC deve ter um professor orientador.

Confira o site da PROPES, que tem como objetivo apoiar e estimular a pesquisa na UFABC. Nele você pode acompanhar a abertura dos editais de IC, verificando se você se encaixa nas exigências descritas. 

Se você tem interesse em participar de um projeto de IC, procure um professor para lhe orientar. 

O primeiro passo será a escrita de um projeto, que poderá ser submetido para avaliação na UFABC (conforme os editais da PROPES) ou então para outros programas, como o da FAPESP.

Uma vez aceito, um projeto tem, em geral, duração de 1 ano. Seu desenvolvimento costuma exigir dedicação de 20h semanais (especialmente quando há o recebimento de bolsa).

Portanto, escolha um projeto que você se sinta motivado em realizar. Não tenha medo de falar com vários professores antes de tomar uma decisão. E, finalmente, aproveite bem essa oportunidade oferecida pela Universidade, pois participar de um projeto de Iniciação Científica é um grande privilégio!